A promoção da eliminação das barreiras arquitetónicas e urbanísticas é hoje, em Portugal, um desiderato legal enquadrado no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de Agosto. Paula Teles, CEO da mpt® fez parte da história desta matéria em Portugal e foi convidada pelo governo de então para integrar o grupo de trabalho do Decreto-Lei.
Esta preocupação legal tem tido um contributo decisivo para a construção de cidades e vilas para Todos, concretizado através da elaboração de Planos de Promoção de Acessibilidade, nos quais a mpt® foi líder de mercado, constituindo um vasto curriculum na sua elaboração e implementação.
Este eixo estratégico da mpt® tem a maior relevância na sua relação com o setor público, mas também com o privado, pelo imperativo existente na avaliação das condições de acessibilidade no espaço público, no edificado, nos transportes e nos serviços.
A visão tridimensional da mpt® – mobilidade, acessibilidade e design universal – assume-se como fator determinante na abordagem à temática, imprescindível para a crescente necessidade de territórios mais inclusivos e competitivos.
É também neste setor que a mpt®, iniciou o seu processo de internacionalização. Grande parte dos seus trabalhos transversais têm tido o foco na mudança cultural das mentalidades construindo cidades inclusivas.
Neste eixo, trabalhamos as seguintes áreas: