Cliente. Associação Salvador

Projeto. Proposta para a Adaptação das Condições de Acessibilidade da Basílica da Estrela...

Ano. 2011

Descrição. Proposta de criação de condições de Acessibilidade num edifício de carácter religioso e patrimonial, onde se denota as preocupações desta instituição pelo papel que tem, também, do ponto de vista social.

Este passo, em torno do planeamento das condições da acessibilidade, com objetivos claros no traçado de um caminho por uma sociedade mais livre, democrática e inclusiva, terá como reflexo fundamental a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e, principalmente dos utilizadores da Basílica da Estrela.

A solução proposta para garantir a acessibilidade à Basílica da Estrela assenta na ideia da reversibilidade e no respeito pelos materiais, pelas simetrias e pré-existências.

A intervenção realizada sobre o objeto arquitetónico em causa – Basílica da Estrela – passará a ser mais uma marca histórica que ficará agregada ao edifício, devendo por isso ser reconhecível e permanecer registada para evitar “falsificações” estéticas e/ou históricas. Contudo, a sua presença não deverá sobrepor-se à da Basílica, mas sim completá-la e dignificá-la com um registo contemporâneo, discreto e sem “ferimentos físicos”, ou seja, sem alterar ou danificar os materiais pré-existentes, acima de tudo dotando-a de acessibilidade a Todos, característica fundamental para a sua permanência/vivência nos dias de hoje.