Cliente. Câmara Municipal de São João da Madeira
Projeto. Projeto de Execução da Rede de Ciclovias de São João da Madeira...
Ano. 2006-2009
Descrição. A proposta sugere a criação de uma rede urbana de pistas cicláveis que, numa primeira fase, constituirá uma rede de eixos estruturantes, ligando os principais espaços verdes da Cidade (o Jardim Municipal, o Parque Urbano do Rio Ul, o Parque Ferreira de Castro e o Parque Nossa Senhora dos Milagres, que envolve um dos altares da cidade).
A relação casuística que a rede ciclável tem com os pontos de interesse da cidade, designadamente o rio, como paisagem única, o núcleo urbano mais central da cidade, a zona dos Paços do Concelho, os principais equipamentos desportivos e educativos, as áreas comerciais e ainda a nova 8ª Avenida é de elevada importância e torna possível a criação de linhas e circuitos temáticos, possibilitando o cumprimento de diferentes desejos de andar de bicicleta, embora assente no principal circuito “verde” (corredor de bicicleta entre pontos verdes importantes da cidade – Parque Urbano do Rio Ul, Parque Ferreira Castro e Parque Nossa Senhora dos Milagres).
Um ponto fundamental desta proposta é a integração da rede ciclável no atual plano de mobilidade da cidade, constituindo-se, deste modo, uma alternativa à mobilidade a custos reduzidos.
Para potenciar o uso da rede propõem-se, ainda, zonas de descanso localizadas estrategicamente, permitindo usufruir da envolvente natural e ainda utilizar equipamentos educativos, desportivos e institucionais. Estas, para além de proporcionarem o descanso a quem utiliza os circuitos, também dão a conhecer aos utilizadores a rede e os locais de interesse servidos pela mesma.