Projeto. Design de Mobiliário Urbano mpt®...

Ano. 2012

Descrição. Desenho de mobiliário urbano inclusivo

O ato de desenho e criação de mobiliário urbano, bem como a sua implantação, deve cumprir as premissas do Desenho Universal, permitindo que Todos, sem exceção, utilizem e vivam a cidade que a Todos pertence.

 

O Desenho Universal ou Desenho para Todos visa a conceção de objetos ou equipamentos destinados a ser utilizados pela generalidade das pessoas, sem recurso a projetos adaptados ou especializados, e o seu objetivo é o de simplificar a vida de todos, qualquer que seja a sua idade, estatura ou capacidade, tornando os produtos, estruturas, a comunicação/informação e o meio edificado utilizáveis pelo maior número de pessoas possível.

 

A realização de um projeto em Desenho Universal obedece a 7 princípios básicos:

1. Utilização equitativa: pode ser utilizado por qualquer grupo de utilizadores;
2. Flexibilidade de utilização: engloba uma gama extensa de preferências e capacidades individuais;
3. Utilização simples e intuitiva: fácil de compreender, independentemente da experiência do utilizador, dos seus conhecimentos, aptidões linguísticas ou nível de concentração;
4. Informação percetível: Fornece eficazmente ao utilizador a informação necessária, qualquer que sejam as condições ambientais/físicas existentes ou as capacidades sensoriais do utilizador;
5. Tolerância ao erro: minimiza riscos e consequências negativas decorrentes de ações acidentais ou involuntárias;
6. Esforço físico mínimo: pode ser utilizado de forma eficaz e confortável com um mínimo de fadiga;
7. Dimensão e espaço de abordagem e de utilização: Espaço e dimensão adequada para a abordagem, manuseamento e utilização, independentemente da estatura, mobilidade ou postura do utilizador.

 

Portanto, para além da sua adequada localização, que não deve interromper o canal de circulação pedonal, o mobiliário urbano deve prever questões de segurança e design para Todos como ser compacto, sem arestas, sem elementos suspensos do chão a mais de 0,30 m, entre outras considerações.

 

A escolha do material, deverá ter em conta os efeitos do tempo, como a exposição ao sol, expansão e contração, em alguns casos a salinidade e até gelo.

 

A opção tomada pela mpt prevê ainda a utilização de formas de design simples, compactas, com utilização de materiais resistentes de cor neutra, aliados a elementos pontuais de cor contrastante (vermelho). Os elementos de mobiliário urbano devem conter esta componente de contraste visual para que se distingam do contexto onde estão localizados e se tornem facilmente percetíveis.

Mobiliário Urbano mpt®

Mobiliário Urbano mpt®