Cliente. Câmara Municipal de Pombal
Projeto. Ações de Sensibilização Escolar “ESCOLA DE ACESSIBILIDADE”...
Ano. 2012-2013
Descrição. Sensibilizar para a Acessibilidade e Mobilidade para Todos, através da ESCOLA DE ACESSIBILIDADE, foi uma dinâmica desenvolvida no âmbito dos Programas de Promoção da Acessibilidade de Pombal – POPH – RAMPA.
Assim, porque é necessário desenvolver nos jovens atitudes de inclusão e comportamentos adequados de vivência com e na diferença pretende-se que o principal ensinamento da ESCOLA DE ACESSIBILIDADE sirva para o entendimento das cidades para todos que se querem cada vez mais inclusivas.
Recorrendo a uma intervenção de natureza teórica em interligação com ações pedagógicas de nível prático, seguindo, uma metodologia de simulação de situações reais de mobilidade reduzida, esta dinâmica proporcionou novos conhecimentos e competências necessárias a uma adequada integração de todos numa sociedade plural.
Neste sentido, as Sessões de Sensibilização foram sempre complementadas por uma componente experimental através da simulação de cadeiras de rodas, bengalas brancas, vendas nos olhos, plataformas e outros equipamentos de apoio a fim de vivenciar e experimentar as dificuldades das pessoas com mobilidade reduzida e captar a sua atenção para uma participação mais ativa e mais inclusiva.
A ESCOLA DA ACESSIBILIDADE, escola baseada em recomendações e na legislação em vigor, propôs-se à sensibilização e chamada de atenção para fatores de não descriminação e não exclusão, determinantes para uma maior qualidade de vida para todos.
Depois de uma participação consciente e atenta e na posse de novos conhecimentos e experiências, verificaram-se imediatamente atitudes e comportamentos indutores de não descriminação, não exclusão, determinantes para uma nova perspetiva na construção de territórios para todos e consequentemente mais democráticos.
O maior impacto foi o efeito multiplicador e contagiante de novas gerações mais inclusivas e participativas.