Cliente. Câmara Municipal de Beja
Projeto. Formação para Técnicos da Autarquia – Sistemas de Informação Geográfica (SIG)...
Ano. 2014
Descrição. As ações de formação para Técnicos da Autarquia decorreram no âmbito dos Programas de Promoção da Acessibilidade de Fafe – POPH – RAMPA.
No seguimento das orientações apresentadas pelo Governo Português em 2007, através da publicação do Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos, uma ferramenta técnica de descodificação da nova legislação sobre a acessibilidade (DL 163/06, de 08 de agosto), estas ações de formação pretenderam ser uma ajuda na construção de cidades acessíveis a Todos.
Através destas ações de formação e sensibilização, desenvolvidas com abordagens à Acessibilidade e Mobilidade para Todos como fatores diferenciadores e potenciadores do desenvolvimento dos territórios, conseguiram-se mudanças significativas de mentalidades e atuações.
Esta formação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para Técnicos Autárquicos, teve como foco a agilização de mecanismos para a incorporação da informação geográfica, resultante dos estudos dos Planos de Promoção da Acessibilidade, no Sistema de Informação Geográfica da autarquia.
Os principais objetivos a atingir elencaram-se: Ilustrar a importância dos SIG e conhecer os princípios de funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica; Desenvolver competências relacionadas com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada; Saber estruturar informação geográfica de modo a ser trabalhada com os SIG; Desenvolver competências na utilização das ferramentas SIG para o desempenho de tarefas diferenciadas; Aplicar a tecnologia SIG à temática da Acessibilidade para Todos.
Das temáticas abordadas constaram: Breve introdução; Ferramentas e Funcionalidades; Criação e Remoção de Percursos; Criação e Remoção de Barreiras; Criação e Remoção de Extensões; Simbologia e modelo de dados; Cálculo da “Mobilidade”; Criação do plano com os dados de levantamento.
Com esta participação ativa os Técnicos da Autarquia desenvolveram competências e novas abordagens para a construção de um Território mais acessível e inclusivo, um território para Todos.