Cliente. Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Projeto. Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Vila Franca de Xira...

Ano. 2016

Descrição. O conceito de mobilidade esteve, até recentemente, ligado ao movimento de pessoas e bens e o movimento de pessoas era referente aos movimentos pendulares, tipo casa-trabalho. Porém, novas definições deste conceito dão uma nova abertura que deverá ser contempladas nos processos de planeamento urbano.

Ascher, em “Les Territoires de la Mobilite”, define que hoje, “mobilidade não é mais um conceito de distância entre dois pontos”. Ao tradicional conceito de deslocação introduz-se agora um novo conceito de mobilidade, que permite uma perspetiva mais lata, numa combinação articulada, mais ou menos dinâmica de diferentes deslocações, numa complexidade de aproximações origem/destino tradicionais.

Hoje, o conceito de mobilidade é referente à deslocação de pessoas, bens e informação e relaciona sítios de trabalho com acesso a bens de consumo, com as residências e espaços de entretenimento e lazer, com as compras e com as relações de amizades.

Em Vila Franca de Xira pretende-se, tendo por base as novas definições do conceito de mobilidade, planear os transportes da cidade, sob uma visão inovadora ao nível social e cultural. O aumento da oferta disponível no território, contemplando as emergentes necessidades da população, estimulando a utilização dos modos suaves, diminuindo os índices de saturação automóvel presente, permitirá que Vila Franca de Xira se posicione como um destino atrativo para todos.

Verifica-se que, aproximadamente, 55% das viagens efetuadas em Vila Franca de Xira são feitas através de automóvel, número elevado quando comparado com as viagens efetuadas através de outros meios de transporte. Destaque, também, para o elevado número de viagens que se realizam a pé, aproximadamente 17%, valor significativo que permite desenvolver uma estratégica contemplativa da melhoria das condições de mobilidade associadas a este meio de deslocação.

Pelo oposto, verifica-se uma percentagem diminuta de viagens efetuadas através de bicicleta, apenas 0,2% das viagens totais. Este meio de transporte, que se pretende efetivar como prioritário para o futuro sustentável das cidades, carece de uma estratégia que pugne pela melhoria das condições de mobilidade, e que estimule e sensibilize a população de Vila Franca de Xira para a adoção da bicicleta para as suas deslocações quotidianas. Não obstante aos declives existentes no território, muitas vezes superiores 10% de inclinação, a análise efetuada permitiu concluir a existência de áreas preferenciais para a promoção dos modos suaves.  

A melhor articulação ao nível dos transportes coletivos é um dos fatores de maior emergência ao nível da intervenção, uma vez que corresponde ao meio de transporte utilizado por aproximadamente 28% da população de Vila Franca de Xira. Mais acresce o facto de este meio de transporte se enquadrar nas estratégias europeias para a maior sustentabilidade dos territórios, em prol de uma sociedade menos poluidora.

O Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes, assim, constitui-se como um documento estratégico e operacional que serve de instrumento de atuação e sensibilização nestas matérias, tem como principais objetivos: Melhorar a integração do planeamento da circulação e dos transportes com outros instrumentos de planeamento (ordenamento do território, ambientais, entre outros); Promover transportes públicos práticos, próximos das necessidades dos utentes, confortáveis, ecológicos e seguros; Garantir a acessibilidade oferecida pelo sistema de transportes, em particular do sistema de transporte público; Fomentar os transportes coletivos através da melhoraria da qualidade do serviço prestado; Munir os circuitos de transportes públicos de paragens dignas, cómodas, acessíveis a todos e com informação adequada; Reforçar a segurança, o conforto e a qualidade dos espaços prioritários ao peão e modos de transporte não motorizado; Reduzir o impacto dos transportes sobre a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos e privilegiar e promover modos de transportes suaves; Melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes, procurando um equilíbrio entre o transporte eficaz de pessoas e de bens e os respetivos custos; Analisar a necessidade de investimentos em infraestruturas a realizar a médio prazo como contributo à concretização dos objetivos propostos; Definir uma política de gestão de estacionamento e definir sentidos de trânsito e ainda melhorar a eficiência e eficácia do custo do transporte de pessoas e bens.

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

Sessão de Apresentação Pública do PMT de Vila Franca de Xira

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