Cliente. Câmara Municipal de Lagoa
Projeto. Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Lagoa...
Ano. 2016
Descrição. As recentes alterações nos padrões de mobilidade das cidades, fruto do aumento das taxas de motorização, têm originado, nos principais aglomerados urbanos, a degradação progressiva da qualidade de vida das populações
A perceção de que a qualidade de vida passava pela facilidade de deslocação em automóvel, pela rapidez e facilidade de chegada aos destinos, originou rapidamente o caos ao nível da mobilidade nos grandes centros urbanos. O congestionamento de trânsito e a poluição atmosférica e sonora são alguns dos problemas originados pelo aumento progressivo do número de veículos automóveis nas vilas e cidades, levando à degradação do ambiente urbano, com consequências ao nível da qualidade de vida nos centros urbanos.
Assim, surgiram consciencializações para o estabelecimento de uma nova cultura de mobilidade nas vilas e cidades, com a introdução de padrões de mobilidade sustentáveis, onde os modos suaves de deslocação se estabelecem como prioritários.
No seguimento destas novas tendências nacionais e internacionais, entende-se que o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável se consubstancia como um documento estratégico e operacional que serve de instrumento de atuação e sensibilização, que fomente a articulação entre os diferentes modos de transporte visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional, que permita diminuir o uso do transporte individual e, simultaneamente, garanta a adequada mobilidade das populações, promova a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.
A caracterização das deslocações ao nível dos modos suaves é hoje uma etapa relevante no contexto da gestão da mobilidade nas cidades contemporâneas. O município de Lagoa não foge à regra, já que o seu centro urbano se encontra saturado de veículos automóveis, fruto da crescente e exagerada utilização do TI nas deslocações diárias. Este aumento ao longo dos anos proporcionou não só uma imagem caótica e desordenada de alguns pontos da cidade, com congestionamento do espaço e dificuldades de circulação e estacionamento (sendo evidente alguma anarquia na utilização do espaço pelos automobilistas), mas também, um agravamento da poluição sonora e atmosférica. As viagens a pé, em Lagoa, constituem o segundo modo de transporte mais utilizado, sendo as viagens de automóvel o mais utilizado, como iremos demonstrar ao longo do presente Plano. Contudo, a rede de percursos pedonais existentes apresenta alguma descontinuidade e falta de coesão, bem como constrangimentos entre o peão e o automóvel.
No que concerne à rede de ciclovias existentes na cidade de Lagoa, apesar de o município se ter vindo a empenhar numa política de promoção e incentivo do uso da bicicleta em meio urbano, não só referente às deslocações de recreio e lazer, mas também, como meio de transporte alternativo nas deslocações pendulares - casa/trabalho e casa/escola, não existe uma rede coesa que abarque todas as deslocações possíveis nas diferentes zonas da cidade
A necessidade de implantação de uma rede coesa e funcional de ciclovias deverá, não só, responder às necessidades lúdicas bem como responder às necessidades de deslocação diária dos residentes deste município, que poderão utilizar este modo de transporte nas suas deslocações pendulares.
A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Lagoa tem, portanto, como objetivos principais, norteadores do trabalho a desenvolver, os que de seguida se apresentam:
Reunião de Trabalho PMUS de Lagoa
Reunião de Trabalho PMUS de Lagoa