Cliente. Câmara Municipal de Tavira
Projeto. Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos...
Ano. 2004-2009
Descrição. A Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos tem como principais objetivos adequar as Cidades e Vilas a todos os cidadãos de acordo com os princípios do Design Para Todos ou Universal, adaptar, de forma faseada, geográfica e temporalmente, a cidade ou vila à mobilidade para todos, através de um somatório de pequenas, rápidas, e pouco dispendiosas ações, e de acordo com a legislação em vigor e ainda promover ações regulamentares e sensibilização dos sectores públicos e privados que permitam sensibilizar e impor medidas de “mobilidade para todos” em novas urbanizações.
A área urbana de adesão do Município de Tavira à REDE é definida pela malha urbana mais central da Cidade, suportada essencialmente por dois núcleos urbanos adjacentes às duas margens do Rio Séqua a que se acrescentam dois eixos viários estruturantes da Cidade.
No Núcleo Norte, a área é delimitada pelos arruamentos: a Poente, pela Ponte de Santiago; a Norte pela Rua João Vaz Côrte Real, Praça Dr. Padinha e Rua Almirante Cândido dos Reis; a Nascente, pelo Largo Nossa Senhora do Livramento, Travessa Nossa Senhora do Livramento e pela Rua Silva Domingues; e a Sul, pelo Rio Séqua.
No Núcleo Sul a área delimitada pelos seguintes arruamentos: a Poente, pela Praça do Município (Paços do Concelho); a Norte, pelo Rio Séqua; a Nascente, pela Rua das Salinas; e a Sul, pela Rua 1º de Maio, Rua D. Marcelino Franco, Rua Guilherme Gomes Ferreira (só parte da rua) e Rua Alexandre Herculano.
O Eixo 1 é composto pela Rua Chefe António Afonso, a sul da Ponte de Santiago , Rua das Pelames e Rua Gonçalo Velho. O Eixo 2 é composto pela Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo e Rua da Liberdade.
Área de intervenção e imagens gerais do projeto